Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Stuttgart, da Universidade de Duisburg-Essen e do Centro de Pesquisa Alemão para Inteligência Artificial criou um protótipo de volante de carro que utiliza uma tela de toque para permitir ao motorista controlar coisas como o rádio ou a navegar em um mapa sem ter que tirar os olhos da estrada.
Com os inúmeros avanços tecnológicos, tais como telefones celulares e mensagens de texto, a necessidade de manter os motoristas concentrados na estrada é a ideia por trás do desenvolvimento do volante touch-screen.
O volante é feito de acrílico, com 11 milímetros de espessura, e é cercado com LEDs infravermelhos. Uma câmera infravermelha acoplada na parte inferior detecta reflexos quando a tela é tocada e gestos podem ser feitos na tela sem que o condutor tenha que tirar suas mãos do volante.
Essa praticidade, segundo Albrecht Schmidt, professor de ciência da computação que trabalhou no projeto, fará com que os motoristas sejam capazes de passar mais tempo concentrado na estrada.
Para criar o protótipo, os pesquisadores pediram aos participantes para fazerem movimentos e gestos que geralmente são usados em dispositivos tecnológicos. Com isso, eles criaram gestos para cerca de 20 comandos, entre os quais os mais usados em telas sensíveis: beliscar com dois dedos e digitar a primeira letra de um comando.
Uma vez estabelecido os comandos gerais e os gestos, os pesquisadores pediram aos participantes que testassem o volante em um simulador.
Os dados do estudo mostraram que o novo protótipo foi capaz de reduzir substancialmente a quantidade de tempo necessário para um motorista tirar os olhos da estrada.
Os pesquisadores ainda pretendem projetar informações diretamente no para-brisa, bem como um sistema de sensor projetado para verificar as condições da estrada e do tráfego, além de um sensor de alerta para o motorista se manter concentrado na estrada.
O volante é feito de acrílico, com 11 milímetros de espessura, e é cercado com LEDs infravermelhos. Uma câmera infravermelha acoplada na parte inferior detecta reflexos quando a tela é tocada e gestos podem ser feitos na tela sem que o condutor tenha que tirar suas mãos do volante.
Essa praticidade, segundo Albrecht Schmidt, professor de ciência da computação que trabalhou no projeto, fará com que os motoristas sejam capazes de passar mais tempo concentrado na estrada.
Para criar o protótipo, os pesquisadores pediram aos participantes para fazerem movimentos e gestos que geralmente são usados em dispositivos tecnológicos. Com isso, eles criaram gestos para cerca de 20 comandos, entre os quais os mais usados em telas sensíveis: beliscar com dois dedos e digitar a primeira letra de um comando.
Uma vez estabelecido os comandos gerais e os gestos, os pesquisadores pediram aos participantes que testassem o volante em um simulador.
Os dados do estudo mostraram que o novo protótipo foi capaz de reduzir substancialmente a quantidade de tempo necessário para um motorista tirar os olhos da estrada.
Os pesquisadores ainda pretendem projetar informações diretamente no para-brisa, bem como um sistema de sensor projetado para verificar as condições da estrada e do tráfego, além de um sensor de alerta para o motorista se manter concentrado na estrada.
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