Google Docs
O Google Docs tem 5 ferramentas: um editor de texto, um de apresentações, um de planilhas, um de formulários e um de desenho. Todos têm apenas recursos básicos, mas suficientes para a maioria da atividades rotineiras.
Seus pontos fortes são a integração com o Gmail, a possibilidade de colaboração em tempo real e a tradução de documentos para outras línguas.
Por outro lado, tem algumas incompatibilidades com o Microsoft Office.
Microsoft Office Web Apps
Integrada com Hotmail e SkyDrive (que oferece 20Gb de espaço), a suíte na nuvem inclui o Word, o PowerPoint, o Excel e o OneNote e tem como principal vantagem sobre os concorrentes uma experiência de uso muito similar a do software que domina o mercado de produtividade. Ela também, obviamente, não tem os pequenos problemas de compatibilidade com arquivos do Office que a maioria dos editores online costuma ter.
Contudo, perde pontos pelo fato da colaboração em tempo real ser restrita ao Excel e ao OneNote e por não ter um chat integrado.
Zoho
O Zoho é uma suíte voltada para escritório e pequenos negócios. Tem quase 30 aplicativos, divididos em três categorias – Collaboration, Business e Productivity.
A variedade é impressionante. Há desde editores de textos, planilhas e apresentações até o complexo CRM, com ínumeros recursos para controlar o funcionamento de uma empresa. Também oferece email corporativo, armazenamento de dados na nuvem e ferramenta de suporte remoto.
Outro ponto positivo é a integração com Microsoft Office através de um plugin disponibilizado no site e a possibilidade de importar arquivos do Google Docs.
Mas o Zoho Docs, que reúne as ferramentas de produtividade, tem uma limitação. O espaço gratuito disponível é de apenas 1Gb.
Live Documents
Sua promessa é “Crie como no MS Office, compartilhe como no Google Docs”. O webware reúne, numa interface que lembra um desktop virtual, uma ferramenta para textos, uma para planilhas e uma para apresentações.
Apesar de poucos, os programas são ricos em recursos. O de texto, por exemplo, tem grande variedade de tipografias e possibilita, de forma simples, ajustes como kerning e número de colunas.
O compartilhamento, como propagandeado, é realmente simples e o webware ainda permite importar arquivos direto do Google Docs ou do computador. Além disso, também pode adicionar fotos do Flickr, inserir definições de palavra, buscar citações e usar a tradução do Google Translate.
ThinkFree
O Think Free também só tem os equivalente ao Excel, PowerPoint e Word. Os aplicativos são simples e suficientes para o uso diário.
Além de ser compatível com os arquivos do Office, tem uma interface parecida com a suíte da Microsoft. Porém, seu maior diferencial é a mobilidade – o ThinkFree tem ótimos (e gratuitos) aplicativos para Android, iOS e Windows Mobile.
Apesar disso, a interface do gerenciador de arquivos é um pouco confusa e o usuário só dispôe de 1Gb para armazenar seus arquivos.
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