Um relatório lançado pela companhia de segurança Arbor Networks identificou os primeiros ataques de negação de serviço (DDoS) contra as novas redes que utilizam o protocolo IPv6. O novo protocolo substituirá o IPv4, atualmente em uso pela maior parte da internet e palco dos ataques conhecidos.
Durante os estudos realizados pela Arbor os primeiros ataques de DDoS na rede IPv6 foram identificados. Alguns poucos ataques já haviam sidos registrados no ano passado, mas ainda são considerados raros. Partes da rede IPv6 não têm conectividade com a rede IPv4.
A empresa acredita que o crescimento da adoção do IPv6 será acompanhado de um crescimento também nos ataques.
Devido à falta de compatibilidade que existe nos atuais equipamentos de redes e problemas relacionados a ataques que podem surgir, algumas instituições ainda não se sentem seguras para realizar a mudança de protocolos. Softwares e equipamentos de segurança podem não atuar em plena capacidade no IPv6.
A segurança em redes IPv6 não difere substancialmente da segurança em redes IPv4, visto que as formas de ataque são idênticas. O IPv6 foi criado em meados de 1990, quando muitos dos ataques realizados hoje ainda não eram uma preocupação.
O IPv6, no entanto, deve adotar endereços fixos. Em teoria, a mudança irá facilitar a identificação e o bloqueio de ataques.